4ª SEMANA DE FOTOGRAFIA UNIVERITAS UNG
Sobre o EventoEvento em Guarulhos - SP
Início Término Categoria
19/08/2019 21/08/2019 Curso de Extensão
RESUMO SOBRE O EVENTOA  4ª Jornada de Fotografia cumpre o calendário de atividades acadêmicas do CST Fotografia com o objetivo de promover debates sobre fotografia contemporânea, aproximar alunos e professores do trabalho de profissionais da fotografia.
Local do Evento: UnG - Guarulhos.  Praça Tereza Cristina, 88, Guarulhos - SP
Atividades do Evento
Exibição do curta-metragem “Orgulho da Nação”_Palestra “Fotografar pelo Mundo"
500 Vagas, inscrições até 19/08/2019 - Período de realização: de 20/08/2019 até 20/08/2019 - 19HORAS
Local: UnG Centro - Anfiteatro F / Praça Tereza Cristina, 88
Inscrições Encerradas
Ementa
Conteúdo Programático
Bibliografia

Exibição do curta-metragem “Orgulho da Nação”, do coletivo Polissemia, seguida de bate-papo com o diretor de fotografia Rafael Loureiro e o professor Daniel Herrera.

 Abertura da segunda noite da Jornada

Palestra “Fotografar pelo mundo: a relação emocional 

entre as pessoas e os lugares que habitam”, com Gustavo Gusmão.

MiniCV: Gustavo Gusmão é diretor assistente e fotógrafo. Tem mestrado em cinema documentário pela Universidade Autônoma de Barcelona. Já trabalhou como editor de filmes, televisão e publicidade. Como assistente de direção, fez filmes para diretores da Iconoclast, da Primo Buenos Aires, da Prodigo Films e Vetor Zero. Gosta de viajar e fotografar ao redor do mundo.  Já fotografou na China, Índia, Indonésia, Tailândia, Filipinas, no Nepal e Camboja. Suas fotos são uma reminiscência de pinturas de arte, invocando a relação emocional entre as pessoas e seus ambientes. Sua última exposição, “Limbus”, esteve em cartaz no Museu da Imagem e do Som e recebeu menção honrosa da International Photography Awards.

Exibição do curta-metragem “Pinos Mágicos Atacam”Palestra “Um olhar Fotográfico"
500 Vagas, inscrições até 20/08/2019 - Período de realização: de 21/08/2019 até 21/08/2019 - 19HORAS
Local: UnG Centro - Anfiteatro F / Praça Tereza Cristina, 88
Inscrições Encerradas
Ementa
Conteúdo Programático
Bibliografia

Exibição do curta-metragem “Pinos Mágicos Atacam”, seguida de bate-papo com o diretor de fotografia Moisés Pantolfi e o professor Daniel Herrera. 

Abertura última noite da Jornada

Palestra “Um olhar fotográfico sobre o sertão”, com João Machado

MiniCV: João Machado veio para São Paulo tentar a sorte no início dos anos 1990. Trabalhou na construção civil como ajudante e, então, comprou sua primeira máquina fotográfica de um colega de trabalho que precisava urgente vender. Clicou batizados, aniversários, casamentos. Trabalhou como fotógrafo do Metrô News em Guarulhos. Em 2002, João partiu rumo a Bom Jesus da Lapa em busca da figura do romeiro. De lá para cá, nunca mais conseguiu deixar o local. Vagou pela ânsia de entender a essência do romeiro, seja no ato de pagar a promessa, como em todo seu entorno: os acampamentos, os paus de arara, os banhos no Rio São Francisco, a festa e o cotidiano desse povo. Algumas dessas fotografias de Bom Jesus da Lapa foram premiadas no concurso da Nikon e foram destaque no jornal Washington Post. Hoje, João tem suas fotos em bancos de imagens e galerias como a IMÃ e a DOC, em São Paulo e na Alma Fine-Art, em Salvador. Seu trabalho autoral mostra a riqueza da vida e da fé do romeiros.

Exibição do curta-metragem “Um rolê no Itapuã"_Palestra“O caminho da Fotografia"
500 Vagas, inscrições até 16/08/2019 - Período de realização: de 19/08/2019 até 19/08/2019 - 19HORAS
Local: UnG Centro - Anfiteatro F / Praça Tereza Cristina, 88
Inscrições Encerradas
Ementa
Conteúdo Programático
Bibliografia

Exibição do curta-metragem “Um rolê no Itapuã”, do coletivo Cia. Bueiro Aberto, seguida de bate-papo com o diretor de fotografia Daniel Neves e o professor Daniel Herrera.

 Abertura da Jornada de Fotografia 2019

Palestra “O caminho da fotografia autoral”, com Victor Moriyama.

MiniCV: Victor Moriyama é um fotojornalista que trabalha com assuntos como segurança pública e violência, comunidades indígenas, conflitos ambientais e desflorestamento da floresta Amazônica. É colaborador frequente do The New York Times, do Wall Street Journal, do Le Monde, do Bloomberg, do Libération, do National Geographic, do The Guardian, do El País e do Der Spiegel. Em 2019 fundou o projeto @historiasamazonicas, uma plataforma colaborativa de fotógrafos latino-americanos que trabalha na maior floresta tropical do mundo. É uma iniciativa ativista audiovisual que visa manter a floresta viva e conservada na luta contra o desmatamento. Desde 2013 ele é fotógrafo da National Geographic Brasil. Victor é colunista de fotografia do El País.

Todos os direitos reservados